Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania
Leia mais
A cidadania italiana é uma das mais procuradas por brasileiros. Segundo o instituto nacional de estatística (INSTAT), há uma fila de 112 mil brasileiros há espera de conseguir a cidadania italiana. Por conta da alta procura, é importante ficar à tento aos requisitos que mudam todos os anos.
Confira os benefícios de ter a Cidadania Italiana, e as alterações para o reconhecimento da Cidadania Italiana em 2022!
A cidadania italiana pode ser concedida por diversos meios, são eles por: casamento, descendência e residência.
Cidadania por casamento: Para pedir a cidadania italiana por casamento, a pessoa deve estar casada há três anos com o cônjuge, mas caso tenha filhos, esse tempo cai para apenas 1 ano e meio.
Cidadania por descendência: Não tem limite geracional e distinção de gênero, podendo ser concedida a todos que possuem um ancestral italiano, desde que não tenha sido naturalizado antes do nascimento dos seus descendentes.
Cidadania por residência: Deve-se estar residindo legalmente na Itália, por pelo menos 10 anos, para conseguir a cidadania italiana por residência.
Existem três formas de pedir a cidadania italiana, são elas:
Cidadania Italiana via processo judicial paterno ou materno: Para conseguir a cidadania italiana dessas formas, basta consultar um advogado de imigração, e com o auxílio dele, você pode recorrer ao processo judicial no tribunal de Roma, e o tempo em média para conseguir é 24 meses.
Cidadania Italiana via consulado no Brasil: A procura pela Cidadania Italiana via consulado é a mais procurada, no entanto, conta com um dos processos mais demorados devido sua longa fila.
Cidadania Italiana na Itália: Uma das opções é viajar até a Itália, para realizar processo administrativamente de forma pessoal, e indicada especialmente para quem deseja deseja ter o passaporte italiano de uma forma rápida. Os custos para esse processo são maiores e o prazo costuma ser de 3 meses.
Cidadania Italiana Iure Sanguinis
Transmitida a partir do (a) ascendente italiano aos filhos, a cidadania italiana Iuri sanguinis não tem limites de geração, no entanto possui restrições à descendência materna, e possui direito à cidadania apenas os filhos de uma italiana nascidos a partir de 01/01/1948.
As audiências desse pedido de cidadania aumentaram nos últimos anos, e isso fica evidente devido a sobrecarga administrativa da vara romana. E, portanto, a novidade da nova lei da cidadania italiana em 2022 é desafogar esse sistema judicial.
Foi aprovada uma reforma no Código de Processo Civil, pelo Parlamento italiano que irá impactar nos pedidos de reconhecimento de cidadania via judicial (via materna e contra filas).
A principal mudança é na definição do foro competente de ajuizamento do pedido de cidadania italiana. Atualmente, somente o tribunal de Roma, com sua vara de internacionalização, proteção internacional e livre circulação dos cidadãos da União Europeia, é competente na questão.
Com a mudança, o tribunal da região do nascimento do antepassado italiano também poderá julgar as ações de cidadania solicitadas, tirando a exclusividade da vara romana.
As alterações entrarão em vigência somente em 1° de julho de 2022, e para quem já tem processo em andamento, não haverá mudanças no pedido.
O cidadão Italiano detém de vários direitos e pode até obter facilidade em fazer investimentos no Estados Unidos e Canadá, além de possuir fácil acesso aos países, através do registro eletrônico que é o Electronic Travel Authorization (ETA), dentre outros benefícios.
O maior beneficio sem duvidas é a qualidade de vida, porque a Itália é um país desenvolvido, que conta com uma saúde, lazer, segurança e desenvolvimento econômico de primeiro mundo.
O longo processo de espera também foi afetado devido a pandemia da Covid-19, e os a burocracia ficou maior por conta da transição de processos físicos para o virtual.
Portanto, as novas regras de 2022, tem como objetivo agilizar os tramites do processo de cidadania italiana e desafogar o judiciário responsável. Então, especialistas defendem a ideia que o prazo para cidadania italiana irá cair com a reforma do processo civil.
Por outro lado, ainda há uma incerteza de como os tribunais irão julgar cada processo judicial.
Obter dupla cidadania garante o direito de inúmeros benefícios, e a principal vantagem é deter o fácil acesso à União europeia (UE), e poder redigir em qualquer dos 27 países desse bloco econômico.
O cidadão naturalizado italiano, também poderá deter dos mesmos direitos que uma pessoa nascida na Itália. Usufruindo de todos os privilégios italianos.
Além desses privilégios, em 2021, o passaporte italiano foi eleito o 4° mais poderoso do mundo, de acordo com o ranking da Henley Passport Index
Quer ter dupla cidadania? A Rotunno Immigration Solutions & business pode te ajudar!
A Rotunno tem a solução para quem deseja buscar a cidadania italiana. Somos uma empresa atuante em todas as etapas no processo de reconhecimento de cidadania italiana, e trabalhamos legalmente no Brasil e na Europa.
Conte com nossos benefícios em relação a um pagamento e parcelamentos diferenciadas e exclusivos.
Entre em contato e solicite um orçamento: