Você sabe quais são os vistos para Portugal mais solicitados pelos brasileiros?
Para aqueles que não possuem a dupla cidadania portuguesa, os vistos são necessários para migrar para o país europeu, seja para estudar, trabalhar ou apenas morar.
Obviamente, os vistos vão depender, como dito acima, da ocasião para a qual você irá viajar para Portugal, mas mais do que isso, do tempo que irá passar no país.
Isso porque para quem vai viajar às terras lusitanas como turista, não há a necessidade de visto e você pode passar até 90 dias, dessa forma, no país.
Apesar disso, não há como deixar de ressaltar que mesmo em situações como essa, torna-se necessário ter documentos como passaporte válido, comprovante de hospedagem e de subsistência, passagens, ou carta convite.
Seja como for, nada substitui, para quem pretende passar um período mais longo no país e até mesmo trabalhar ou estudar no mesmo, os vistos para Portugal.
Assim, caso você não tenha nacionalidade portuguesa, esse artigo é de suma importância, pois irá mostrar quais as opções de vistos mais solicitados por brasileiros.
Boa leitura!
Conheça os vistos para Portugal mais solicitados por cidadãos brasileiros
Vistos de curta duração
Alguns brasileiros vão para Portugal com o intuito de passar menos de um ano no país e se esse for seu caso, saiba que existem alguns vistos de curta duração.
Esses vistos para Portugal de curta duração podem ser voltados para estudantes que vão realizar algum período de estudos no país, ou mesmo aqueles que vão para uma estadia temporária para trabalhar por lá.
Seja como for, existem 9 tipos de vistos de curta duração para quem vai passar um ano ou menos em terras portuguesas, são eles:
- E1 – Visto de Estada Temporária para Tratamento Médico;
- E2 – Visto de Estada Temporária para Transferência de Cidadãos nacionais /OMC (prestação de serviços ou formação profissional);
- E3 – Visto de Estada Temporária para exercício de Atividade profissional subordinada ou independente temporária;
- E4 – Visto de Estada temporária para exercício de Atividade de Investigação ou Altamente Qualificada;
- E5 – Visto de Estada Temporária para o exercício de Atividade Desportiva Amadora;
- E6 – Visto de Estada temporária para cumprimento de compromissos internacionais e estudo;
- E7 – Visto de estada Temporária para Acompanhamento de Familiar em tratamento.
- E8 – Visto de Estada Temporária para Trabalho Sazonal (3 a 9 meses)
- E9 – Visto de Estada Temporária para Estudantes
- D7 – Visto de residência para aposentados ou titulares de rendimentos que queiram morar em Portugal.
Caso você tenha dupla cidadania portuguesa, como já foi mencionado, não haverá a necessidade desses vistos para Portugal de curta duração.
Vistos de longa duração
Se você está pensando em passar mais de um ano em Portugal, sem possuir nacionalidade portuguesa, então é preciso requisitar algum dos vistos de longa duração.
Entre as opções estão desde o visto de residência até o visto de trabalho, tudo dependerá de qual é a sua necessidade no momento.
Assim, ao longo dos próximos tópicos você irá conhecer as principais opções de vistos para Portugal de longa duração.
Visto para estudar em Portugal
Pretende estudar em Portugal e o tempo de estadia irá demorar mais de um ano? Então você precisa pedir o visto de estudo para tal!
Com toda a certeza, esse é um dos vistos para Portugal mais requisitados por brasileiros, pois há um grande número que deseja muito estudar nesse país europeu, principalmente por conta da facilidade do idioma.
Se você não possui dupla cidadania portuguesa, então vale a pena apostar nesse visto para poder permanecer por mais de 12 meses no país.
Existem duas opções de vistos para estudante, que são:
- O D4 (Visto de Residência para Estudo, Intercâmbio de Estudantes, Estágio Profissional ou Voluntariado)
- O D5 (Visto de Residência no Âmbito da Mobilidade dos Estudantes do Ensino Superior).
Visto para trabalhar em Portugal
Se seu objetivo é trabalhar em Portugal por mais de 1 ano, a melhor opção é o visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada (o D1).
Assim, você poderá participar, ainda em terras brasileiras, de processo de seleção de emprego para ir trabalhar no país português.
Ao ser selecionado, é preciso que a empresa necessite enviar a “carta de intenção de contratação”, que irá demonstrar que você é mesmo necessário naquele país para exercer aquela função específica.
A empresa, além da carta, ainda precisa comprovar que não há a possibilidade de que aquele cargo seja preenchido por:
- Um cidadão português
- Um cidadão de qualquer outro Estado ou país da União Europeia
Depois de realizadas essas duas comprovações, você irá poder, então, solicitar seu visto de trabalho D1.
A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise
Visto para empreender em Portugal
Há também um visto para quem quer empreender em Portugal, o conhecido visto D2 (Visto de Residência para Exercício de Atividade profissional Independente e para Imigrantes Empreendedores).
Esse, que é um dos principais vistos para Portugal, é voltado para quem quer abrir uma empresa em terras portuguesas.
Você pode solicitá-lo diretamente em Portugal ou ainda no Brasil, o que facilita bastante a vida da maior parte das pessoas.
Um dos principais requisitos é a comprovação de renda, bem como o projeto do negócio que pretende abrir no país europeu.
Conclusão
Como você viu, há diversos vistos para Portugal que podem ser solicitados pelos brasileiros, desde os para estudar no país até o que é voltado para quem quer empreender por lá.
Neste texto, você pôde conhecer mais sobre os vistos mais solicitados por brasileiros para irem morar em terras lusitanas.
Leia também: Quem tem direito a cidadania portuguesa?
Para requisitar seu visto com auxílio de uma assessoria, não deixe de contatar a nós, da Rotunno Cidadania, para facilitar esse processo para você!
Leia também: Portugal incentiva imigrantes a morarem no interior.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é os vistos para Portugal mais solicitados por brasileiros?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.