Está pensando em aprender italiano sozinho? A Rotunno pode te ajudar!
O italiano é uma língua encantadora. Sua sonoridade agrada a muitos e combina com o estilo de vida que os italianos levam e a cultura que vivem. Só isso já é argumento suficiente para querer aprender esse novo idioma. Mas existem muitos outros.
Em primeiro lugar, parabéns por se propor esse desafio. Aprender uma nova língua do zero é muito benéfico para o cérebro. Além disso, um novo idioma no currículo pode gerar oportunidades incríveis na vida pessoal e profissional.
Sendo assim, estamos aqui para te incentivar nessa jornada e te contar que: sim, é possível aprender italiano sozinho!
Vamos à prática!
Sumário
- É possível aprender italiano sozinho?
- Como aprender italiano sozinho: 7 dicas
- Qual é mais fácil de aprender: inglês ou italiano?
- Vale a pena aprender italiano?
- Por que aprender italiano?
- Conclusão
É possível aprender italiano sozinho?
Sim, é possível aprender italiano sozinho! É claro que contar com um professor para te guiar no aprendizado pode facilitar a sua rotina e te fazer evoluir mais rápido, mas para aqueles que têm disciplina e gostariam de começar sem um profissional, é possível sim aprender italiano sozinho.
Mesmo sem um professor você precisará de um plano de aulas, material didático e conteúdo feito por terceiros para aprender. Mas há muitas ferramentas de qualidade disponíveis na Internet hoje em dia.
Seja qual for seu objetivo, você será capaz de dar o pontapé inicial sozinho. Para isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a chegar lá. Confira!
Como aprender italiano sozinho: 7 dicas
Aprender uma nova língua consiste em se familiarizar com a sonoridade, expressões da fala, regras gramaticais e aspectos culturais do idioma. Ter diferentes estímulos de aprendizado, intencionais e não intencionais, facilita muito o processo, especialmente se você não tem muito contato com a língua.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas para você colocar isso em prática:
#01 Se organize e crie uma rotina
Toda nova habilidade que queremos aprender exige constância na prática. O primeiro passo para isso, então, é criar espaço na rotina para o treino. Avalie a sua realidade e defina um horário fixo e um período de tempo em que vai se dedicar aos estudos.
Além dos estudos, praticar todos os dias é muito importante. Você não precisa estudar gramática ou fazer aulas todos os dias, mas inserir pequenas doses diárias de italiano na sua rotina pode te beneficiar muito.
#02 Busque materiais didáticos
Um material didático de qualidade é a coisa mais importante que você deve providenciar se pretende aprender italiano sozinho. Mas como saber se o material é bom? Peça indicações e leia avaliações do público.
Vamos deixar algumas sugestões de materiais de qualidade aqui:
A Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores do país, tem um curso de extensão gratuito disponível na Internet. São apostilas em .pdf que acompanham vídeos e áudios. O conteúdo foi feito para brasileiros aprenderem italiano, o que é um grande diferencial.
No Youtube, o canal Vou Aprender Italiano, do professor Pierluigi, um italiano que mora no Brasil, tem videoaulas super completas para te guiar no seu aprendizado. O professor também tem cursos específicos para quem planeja tirar a cidadania italiana ou até mesmo viajar a turismo para a Itália.
#03 Insira o italiano no seu dia a dia
Grande parte de aprender um novo idioma é criar um ambiente imersivo que te propicie conviver um pouco mais com a língua além do momento das aulas. Há várias maneiras de inserir o italiano no dia a dia. Veja:
Crie playlists
Escutar músicas em italiano é uma ótima maneira de praticar o idioma e aprender de maneira não intencional. O país possui cantores e bandas de todas as vertentes musicais, então todos os gostos podem ser atendidos.
Para isso, crie uma playlist no seu tocador de músicas favorito e aproveite para conhecer as novas canções que ele te sugerir, assim você pode descobrir novos artistas o tempo todo.
Assista séries e filmes
Assistir séries e filmes em italiano também é uma ótima maneira de estimular o seu aprendizado, além de ter a oportunidade de entrar em contato com a cultura, os sotaques e as expressões italianas.
Além disso, a indústria cinematográfica italiana tem grandes sucessos mundiais. Vale a pena conhecê-los.
Se estiver começando a estudar italiano agora, assista filmes com o áudio em italiano e a legenda em português, até que você se familiarize com a fala. Aos poucos, você pode ir colocando a legenda em italiano para poder acompanhar a fala e, quando se sentir seguro, assistir sem legendas.
Escute podcasts e audiobooks
Uma ótima maneira de treinar o pilar da escuta e acostumar o cérebro com o novo idioma é escutar podcasts e audiobooks. Dessa forma, você ouvirá diálogos, sotaques e expressões comuns à fala que te farão adquirir fluência mais rápido.
#04 Procure apps de idiomas
Além dos momentos de lazer, fazer exercícios rápidos no dia a dia vão te ajudar a fixar o conteúdo estudado.
Há vários aplicativos, como o Duolingo, que transformam as tarefas em jogos, com uma linguagem leve e divertida. Assim, você pode treinar todos os dias um pouquinho ao invés de rolar o feed de uma rede social quando estiver à toa.
#05 Tenha paciência com você
Aprender exige paciência. Não é fácil manter a constância nos estudos, ainda mais quando estamos no começo e demoramos a evoluir. Erramos muito nesse processo, mas não podemos desistir frente às dificuldades. Tenha paciência e seja gentil consigo mesmo.
#06 Não tenha vergonha de tentar
A habilidade da fala é desenvolvida de uma única maneira: falando. Portanto, deixe a vergonha de lado na hora do aprendizado e solte o verbo. Ficar preso na sua insegurança vai apenas retardar o aprendizado, então, não tenha medo de praticar.
#07 Faça um intercâmbio para a Itália
Todas as nossas dicas para aprender italiano sozinho se baseiam em ter um contato mais próximo da língua, além dos estudos tradicionais. Nesse sentido, a melhor maneira de mergulhar num idioma é viver em um país em que você precisaria ouvir, falar e escrever em italiano o tempo todo. Por isso, um intercâmbio na Itália é também uma alternativa para aprender italiano.
Qual é mais fácil de aprender: inglês ou italiano?
A verdade é que a resposta depende! Apesar de morarmos no Brasil, o inglês é bastante usado em vários contextos da nossa vida, já que temos contato frequente com a cultura estadunidense. Assim, assistir filmes e escutar músicas no idioma faz parte do dia a dia de quase todo brasileiro, o que facilita o aprendizado pela familiaridade com a língua.
Além disso, o aspecto gramatical na língua inglesa pode ser uma vantagem. Em comparação às línguas latinas, como o português, o italiano e o espanhol, o inglês tem regras menos complexas.
No entanto, existem pessoas que não se dão bem com o inglês, seja pela dificuldade com a pronúncia ou o pouco contato com a cultura. Nesse aspecto, o italiano pode ser mais fácil de aprender. Temos regras gramaticais similares, sonoridades próximas e palavras com significados parecidos.
Vale a pena aprender italiano?
Aprender italiano vale muito a pena, especialmente se você já tem o inglês no currículo -o italiano pode ser um grande destaque nesse contexto.
Começar algo novo faz bem para a nossa autoestima. Desenvolvemos novas habilidades, expandimos nosso repertório cultural e ainda exercitamos nosso cérebro. Além disso, oportunidades de trabalho e estudos podem surgir a partir do conhecimento da língua.
Assim, aprender italiano com certeza abrirá portas e fará diferença na sua vida pessoal e profissional.
Por que aprender italiano?
As pessoas decidem aprender italiano por muitos motivos. Muitas pensam em tirar a cidadania italiana e se mudar para o país, ou então passar um período lá durante um intercâmbio para estudos ou trabalho.
Mas também há outras razões para aprender italiano: como fazer turismo no país, estudos acadêmicos baseados na língua e até mesmo por motivos de trabalho.
Seja qual for o objetivo, aprender uma língua estrangeira nunca é em vão, você sempre se beneficiará dessa habilidade. Confira algumas delas a seguir:
1. Desenvolvimento pessoal
Aprender uma nova língua nos ajuda a desenvolver novas habilidades, como resiliência frente aos erros e paciência com nós mesmos durante o processo. O desenvolvimento pessoal é certeiro.
2. Crescimento e conexão cultural
Aprender uma nova língua também faz com que conheçamos novas culturas e maneiras de pensar. Isso porque a linguagem sempre tem base na sua formação cultural, por isso, aprender uma língua é também expandir sua visão de mundo.
3. Oportunidades acadêmicas
A Itália tem ótimas universidades em diversas áreas de conhecimento. Saber falar italiano é pré-requisito para fazer parte de uma delas. Quem sabe quando uma oportunidade de intercâmbio ou estágio acadêmico vai surgir, não é mesmo?
4. Oportunidades profissionais
Aprender uma nova língua sempre é um adicional no currículo, além da utilidade, mostra que você é uma pessoa sempre disposta ao aprendizado. Ainda melhor se aquela vaga dos seus sonhos exigir italiano ou você puder sair na frente em uma oportunidade porque tem o idioma no currículo, né?
E se você pensa em se mudar para a Itália, saber falar a língua é obrigatório para qualquer vaga de emprego no país.
Conclusão
De maneira geral, é possível aprender italiano sozinho, porque há muito conteúdo e material de qualidade disponível na Internet para quem quer começar.
Além disso, criar um ambiente imersivo na língua ajuda a acelerar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, fazer um intercâmbio pode beneficiar ainda mais o desenvolvimento do idioma.
De qualquer modo, praticar e ter constância é a chave para aprender italiano, por isso, crie uma rotina de estudos e não tenha vergonha de falar. Você vai se desenvolver muito e ainda pode garantir oportunidades de trabalho e estudo incríveis por saber falar italiano.
Se você está pensando em obter a cidadania italiana, visite o nosso blog e saiba mais sobre o assunto.