Ferragosto: Entenda a data e por que tudo para na Itália

Cidadania Italiana 15/08/2023
ferragosto-entenda-a-data-e-por-que-tudo-para-na-italia | Rotunno Cidadania

O mês de agosto na Itália é mais do que apenas um período de férias de verão. É o momento em que o país se prepara para celebrar o Ferragosto, uma data rica em história e significados. 

Neste texto, saiba o que é o Ferragosto, como ele surgiu, por que tudo para na Itália durante essa época e como você pode aproveitar esse momento único para programar suas férias. 

Isso porque, se você está pensando em ter a cidadania italiana ou já tem, é sempre bom saber quais são as principais características do país.

Este é mais um motivo para descobrir por que o Ferragosto é tão especial para os italianos, além de saber como ele pode se encaixar na sua agenda para viajar para a Itália neste momento.

Sumário

 

Entenda como funciona o mês de agosto na Itália

Antes de saber em detalhes o que é o Ferragosto, é importante entender como o mês de agosto é visto na Itália. Principalmente por ser no ápice do verão, com temperaturas escaldantes em vários pontos do país, este é um período em que muitos italianos tiram merecidas férias para desfrutar do clima e das maravilhas que o território italiano (principalmente as praias) tem a oferecer. 

No entanto, o auge dessas férias está ligado ao Ferragosto, um feriado nacional amplamente celebrado em todo o país.

Uma coisa tem que ficar clara, se você pretende ir para a Itália por algum motivo específico que precisa de contato com serviços públicos: neste período, eles são mais lentos, e muitas coisas ficam fechadas.

 

O que é o Ferragosto na Itália?

Mas vamos ao que é importante, a explicação do Ferragosto. Ele é mais do que apenas um feriado, é uma celebração cultural profundamente arraigada na tradição italiana. 

Este dia é oficialmente comemorado em 15 de agosto e tem suas raízes em uma antiga festividade romana em honra ao deus da colheita. Ao longo dos anos, o Ferragosto evoluiu e se transformou em uma celebração que marca o ápice das férias de verão.

Portanto, não é somente em 15 de agosto que o país para, mas durante todo o mês.

 

Saiba como surgiu o Ferragosto

De acordo com os historiadores, as origens do Ferragosto remontam a época do imperador Augusto, que instituiu a celebração em 18 antes de Cristo, como uma forma de homenagear a deusa Diana e promover um período de descanso após a colheita. A palavra Ferragosto é originada do termo Feriae Augusti, ou seja, os Festivais do Imperador Augusto.

Essa tradição foi posteriormente associada à Assunção de Maria, uma referência religiosa católica, tornando o Ferragosto também um dia de relevância religiosa atual.

Esse é mais um dos inúmeros momentos e festas que lembram tradições da época pagã, mas foram incorporados ao calendário cristão quando a igreja católica se tornou a religião oficial.

 

Quanto tempo dura o Ferragosto?

Como dissemos, o Ferragosto se tornou, com o tempo, mais do que apenas um feriado de um dia. 

Na verdade, ele marca o auge das férias de verão na Itália, com muitos negócios, escritórios e até cidades inteiras fechando suas portas por uma semana ou mais. 

É um momento em que os italianos abraçam o espírito de relaxamento e aproveitam para viajar, passar tempo com a família e amigos, e desfrutar das belezas do país.

 

>Quais são as coisas que ficam fechadas durante o Ferragosto?

Devido ao número de pessoas que saem de férias, durante o Ferragosto, é comum encontrar uma série de estabelecimentos fechados em toda a Itália. 

Desde pequenas lojas até grandes empresas, muitos lugares optam por suspender suas operações para que seus funcionários possam desfrutar das férias. 

Isso inclui restaurantes, lojas, museus e outras atrações turísticas, além de diversos serviços públicos. Portanto, se você estiver fazendo algum processo de cidadania e precisa desses serviços lá, é sempre bom conversar com uma assessoria especializada para não perder tempo, nem a viagem inteira.

 

O que fecha em agosto em Roma?

Em Roma, a capital da Itália e principal destino do país, o Ferragosto também tem um grande impacto. 

Muitos dos pontos turísticos mais populares têm seus horários reduzidos e alguns lugares ficam completamente fechados durante esse período. Porém, há inúmeros outros eventos.

Portanto, se você estiver planejando visitar Roma em agosto, é importante estar ciente desses possíveis fechamentos e planejar suas atividades da melhor forma.

Se você quiser saber o que está acontecendo na cidade neste período (e em todos os outros), uma boa dica é a página de eventos de Roma, para ficar por dentro de tudo.

 

Comemoração do Ferragosto: Como participar

O Ferragosto é uma oportunidade para os italianos e para os visitantes desfrutarem de muitas festas. 

Várias cidades realizam eventos especiais, como desfiles, festivais de comida e fogos de artifício, para marcar essa ocasião. 

Para participar das celebrações do Ferragosto, basta se juntar aos habitantes locais, experimentar a culinária tradicional e aproveitar a atmosfera única que o país tem durante essa época.

Diversos desses programas são gratuitos, e a única coisa que você tem que fazer é pesquisar nos sites dos Comunes (as prefeituras) para saber os mais interessantes para o seu estilo.

 

Saiba como programar as férias de agosto na Itália

Se você está planejando visitar a Itália durante o Ferragosto, é importante considerar alguns fatores. 

Primeiramente, saiba que este é um período de alta temporada, o que pode afetar a disponibilidade de acomodações e aumentar os preços. Por isso, nada melhor do que comprar as passagens e reservar os hotéis com bastante antecedência.

Além disso, esteja preparado para a possibilidade de fechamentos temporários de atrações e restaurantes em algumas cidades, principalmente as que não estão entre os principais destinos nessa época.

 

Quais os destinos mais comuns dos italianos durante o Ferragosto

Durante o Ferragosto, como dissemos, muitos italianos optam por fugir das cidades e se dirigir a destinos de férias populares. 

As praias costumam ser destinos favoritos, com cidades litorâneas na Costa Amalfitana, na Costa Azzurra, na Sardenha e tantos outros pontos do extenso litoral italiano recebendo uma grande quantidade de turistas. 

Esses locais oferecem não apenas belas praias, mas também uma atmosfera descontraída e diversos eventos.

Mas não são só as praias: quem prefere fugir do calor também pode ir para destinos mais ao norte, que tem temperaturas mais amenas e não têm tanta procura quanto no inverno, em que as estações de esqui fazem muito sucesso.

 

Quanto se gasta em média por dia na Itália?

Uma dúvida que muita gente tem é quanto se gasta em média por dia na Itália, afinal é importante considerar o orçamento necessário em qualquer viagem. 

Os custos médios diários na Itália, com em qualquer destino, podem variar dependendo da região que você está visitando e do estilo de vida que deseja ter durante a estadia.

Em geral, é possível encontrar nas cidades mais importantes, hotéis a partir de 70 euros por noite, ou ainda menos, se você puder ficar em um albergue.

Na hora das refeições, é muito difícil achar qualquer opção por menos de 10 euros, a não ser que você esteja disponível para comprar um sanduíche em um supermercado.

Mas é claro que esses são somente algumas referências, e você deve pesquisar antes de ir.

 

Qual a melhor época para ir para a Itália?

Se você está planejando uma viagem à Itália, pode estar se perguntando qual é a melhor época para visitar. 

Embora o Ferragosto e todo o verão possa ser um período movimentado e emocionante para estar no país, também é importante considerar outras épocas do ano, como a primavera e o outono. 

Essas estações oferecem temperaturas mais amenas e menos agitação turística, o que pode resultar em uma experiência mais tranquila e autêntica.

E, claro, se você quer curtir um pouco mais de frio, principalmente mais ao norte do país, também pode optar pelo inverno.

 

Cidadania Italiana: Viaje para a Itália com mais tranquilidade

Uma coisa é clara: se você quer ir para a Itália sempre com muito mais tranquilidade, ter a cidadania é fundamental. Assim você evita filas na entrada da União Europeia e pode ficar no país o tempo que quiser.

Por isso, se você tem ascendência italiana, pesquise sobre as suas origens e faça o processo para se tornar cidadão do país.

Se você tem dúvidas se tem direito ou não, leia este texto.

 

Saiba como a Rotunno pode te ajudar com esse sonho

A obtenção da cidadania italiana pode ser um caminho complexo, mas com a ajuda certa, torna-se muito mais acessível. A Rotunno é uma empresa especializada em cidadania italiana, dedicada a auxiliar indivíduos em cada etapa do processo. Com nossa orientação e experiência, você pode pode passar pelo processo de obtenção da cidadania com tranquilidade e gastando apenas o necessário.

Por isso, aproveite a inspiração do Ferragosto para trazer de volta toda a sua tradição familiar italiana, entre em contato com a gente e saiba tudo o que precisa para ter a sua cidadania italiana.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.