Importante visto português está próximo de ser encerrado

O Parlamento de Portugal, sinalizou recentemente que o “visto de ouro” pode estar próximo do seu encerramento. Similar ao visto EB-5, o programa foi lançado em 2012 e tinha como objetivo fomentar o desenvolvimento imobiliário do país.

Com mais de 4,5 bilhões em investimentos desde então, o presidente declara que o objetivo foi alcançado. “Os vistos devem contribuir para a recuperação do mercado imobiliário onde for necessário ou em áreas de baixa densidade populacional”, ressalta. “Felizmente, não é mais necessário em grandes centros urbanos.”

A proposta, no entanto, ainda está sendo discutida pelo parlamento de Portugal. O Governo defende o encerramento do visto em cidades como Porto e Lisboa, que representaram nesse período mais da metade do investimento total do programa. Outras cidades permaneceriam.

Para obter o “visto de ouro”, investidores estrangeiros deveriam gastar 500.000 euros em propriedades. Após 8 anos desde que foi lançado, críticos do programa levantam que a situação não é tão favorável assim. Eles alegam que estes investimentos em grandes centros urbanos geraram um desequilíbrio no mercado imobiliário, forçando um aumento no valor médio de aluguel.

Os preços dos imóveis aumentaram 10,3% no ano encerrado no terceiro trimestre de 2019, perdendo apenas para o Luxemburgo entre os países da Europa Ocidental.

Caso aprovado, as duas principais cidades do país serão excluídas do programa. Os investidores que obtiveram o vistos anteriormente, permanecerão com o benefício.

Especialistas que defendem o programa apontam que essa situação tirará Portugal da rota de novos investidores estrangeiros. Eles afirmam ser inevitável que os investidores busquem outros países com programas similares.

Leia também nosso post sobre o visto D2 para quem quer morar e empreender em Portugal. 

Confira a seguir uma lista de países que oferecem residência ou cidadania em troca de um valor mínimo de investimento (denominado aqui em dólares americanos).

~ Tailândia – “residência de elite” por US $ 15.253.

~ Letônia – residência por US $ 74.973.

~ Santa Lúcia – cidadania por US $ 100.000.

~ Dominica – cidadania por US $ 100.000.

~ Antígua e Barbuda – cidadania por US $ 100.000.

~ St. Kitts e Nevis – cidadania por US $ 150.000.

~ Granada – cidadania por US $ 150.000.

~ Vanuatu – cidadania por US $ 155.000.

~ Moldávia – cidadania por US $ 169.292.

~ Camboja – cidadania por US $ 245.230.

~ Grécia – residência por US $ 290.143.

~ Portugal – “visto de ouro” por US $ 406.200.

~ Montenegro – cidadania por US $ 406.200.

~ Estados Unidos – cidadania por US $ 500.000.

~ Espanha – “visto de ouro” por US $ 580.286

~ Bulgária – cidadania por US $ 593.384.

~ Canadá – cidadania por US $ 612.075.

~ Turquia – cidadania por US $ 1 milhão.

~ Malta – cidadania por US $ 1 milhão.

~ Austrália – residência por US $ 1,08 milhão.

~ Chipre – cidadania por US $ 1,74 milhão.

~ Nova Zelândia – residência por US $ 1,98 milhão.

~ UK – visto por US $ 2,57 milhões.

*fonte: O Business Insider

Leia também: Cidadania Portuguesa: como conseguir?

Leia também: Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira