Uma mudança na análise do processo de naturalização de cubanos, bem como de todos os estrangeiros, fez com que o número de pedidos aumentasse em 2019. Para se ter uma ideia: enquanto em 2018 foram concedidos pouco mais de 1.661 cidadanias, 2019 reconheceu mais de 7.600 candidatos.
Por ser um país em fase de crescimento econômico e com boas opções de investimento, o Brasil se tornou o destino ideal para muitas pessoas. Você é uma delas?
Para que o processo de mudança seja mais tranquilo, vamos explicar qual é o caminho certeiro para alcançar a cidadania brasileira e conseguir a naturalização de cubanos.
Regras gerais para obter a cidadania brasileira
Os estrangeiros que se interessam em obter a cidadania brasileira, devem cumprir com os seguintes requisitos:
- Serem nativos de países que têm o português como língua oficial;
- Dispor do estatuto que confere igualdade aos portugueses;
- Ser de qualquer nacionalidade estrangeira;
Aqueles que não se encaixam nos dois primeiros requisitos, serão submetidos a processos de naturalização diferentes dos demais.
Naturalização de cubanos – como funciona
A naturalização é dada apenas aos candidatos que:
- Têm conhecimento da língua portuguesa;
- Não possuem registro criminal;
- Moram no Brasil há 4 anos ou mais.
No entanto, requerentes que se uniram em matrimônio com um brasileiro precisam apenas de um ano como residentes para serem naturalizados.
Obedecendo a essas condições, você pode prosseguir pelo caminho mais simples de obter a cidadania brasileira.
Quais são as etapas do processo de naturalização de cubanos
A primeira etapa do processo é dar entrada ao requerimento de cidadania brasileiro em uma sede da Polícia Federal que, posteriormente, será passada ao Ministério da Justiça para análise.
O pedido deve conter documentos que comprovem o direito de naturalização do requerente. Após ser analisado, a concessão ou não do benefício será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Documentos necessários para o reconhecimento
Os documentos exigidos para o procedimento variam de acordo com o tipo de autorização requisitado. Uma coisa é certa: a lista é extensa, de uma forma ou outra.
A naturalização ordinária, concedida a pessoas que decidiram se tornar cidadãs brasileiras voluntariamente e cumprem todos os pré-requisitos e exigências, está entre os mais comumente concedidos.
A documentação requerida para o benefício inclui:
- Pedido de cidadania, devidamente preenchido e assinado pelo requerente;
- Cópia e via original da Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Comprovante de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Declaração de interesse na adaptação ou tradução do nome pessoal;
- Antecedentes criminais das regiões que habitou pelos últimos 5 anos.
No site do Ministério da Justiça, você pode conferir a lista completa, de cada modalidade, dos documentos necessários para alcançar a cidadania brasileira.
Tipos de visto para residir no Brasil
Quem não se encaixa nos requisitos e exigências para a cidadania brasileira, pode recorrer à variedade de vistos oferecidos pelo país. São eles:
- Visto de Trabalho;
- Visto de Investidor;
- Visto de Administrador;
- Visto de Professor e/ou Pesquisador.
Assessoria de imigração pode ajudar na naturalização de cubanos
Embora a naturalização de cubanos seja cada vez mais comum, é importante notar que o processo é diferente dependendo da autorização de residência requisitada e do país de origem do candidato.
Para impedir confusões e equívocos no processo, vale a pena contar com uma assessoria para esclarecer dúvidas, prestar apoio jurídico, cuidar da procura de documentos e do contato com as instituições necessárias, entre outras tarefas.
Conclusão
Os casos de naturalização de cubanos experimentou um aumento em mais de 300%. Quem planeja se juntar ao grupo, precisa entender exatamente como o processo funciona.
As exigências não são as mesmas para todos. O país de origem do requerente e o tipo de autorização de residência solicitado influenciam nas etapas do processo. O problema é que isso pode causar muita confusão e, consequentemente, erros graves.
A Rotunno Immigration Solutions & Business pode evitar que isso aconteça, facilitando o processo de naturalização e, até mesmo, agilizando.
Além do mais, você também pode contar com a Rotunno caso precise de representação legal no Brasil, ajuda com inventários e divórcios, repatriação de recursos e homologação de sentença estrangeira.