Quando se trata de dupla cidadania, muitos se perguntam se existe um tempo de espera diferente para cada consulado italiano no Brasil, visto que temos mais de um para resolver os trâmites envolvendo o país.
É claro que ser cidadão italiano é um sonho para muitos, mas, devemos lembrar que consulados não servem apenas para resolver imbróglios envolvendo os pedidos, tudo o que é feito no exterior, desde casamentos a adoção, tem essa instituição envolvida.
Sendo assim, não é difícil imaginar que haja uma burocracia envolvida, porém, os entraves variam de velocidade dependendo de qual consulado italiano no Brasil procurar?
É isso o que veremos neste texto. Falaremos como funciona o processo em cada representação italiana e a velocidade com que cada um lida com os processos de cidadania
Como posso obter cidadania italiana no Brasil?
O processo de cidadania italiana depende de muitos documentos e liberações, logo, é compreensível que, no processo, existam alguns intervalos para resolver entraves e, além disso, não existe apenas uma forma de entrar com o pedido. Cada tipo de requerimento tem um tempo de espera diferente.
Nos próximos tópicos, iremos explicar como funcionam algumas maneiras de entrar com a solicitação de cidadania italiana, passando por três vias: a consular, a de processo judicial e a via comune.
Via consulado
Essa é a forma mais barata de solicitar a dupla cidadania italiana, nela, o requerente deve contatar o consulado italiano no Brasil responsável pelo seu Estado e solicitar o reconhecimento.
Existem seis deles no país, são eles:
- Consulado Geral da Itália em Porto Alegre – RS
- Consulado Geral da Itália de Curitiba – PR
- Consulado Geral da Itália em São Paulo -SP
- Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro -RJ
- Consulado da Itália em Belo Horizonte -MG
- Consulado da Itália no Recife – PE
- Embaixada Italiana em Brasília – Distrito Federal
Porém, essa é a via mais lenta, o atendimento pode demorar de 6 a 12 anos e, ainda depois da entrega dos documentos, o consulado leva pelo menos 730 dias para aprovar ou não o processo.
Via Processo Judicial
A cidadania italiana via Judicial é um pouco mais ágil, nela, quem tem direito à dupla cidadania, entra com uma ação judicial na Itália contra o Consulado italiano no Brasil.
O processo jurídico é garantido por uma lei italiana que exige que os pedidos de cidadania não demorem mais do que 730 dias para serem analisados, com isso um advogado pode entrar com a ação no Tribunal de Roma, exigindo que a lei seja cumprida.
Mas, é preciso lembrar que para entrar na justiça, precisam se passar pelo menos dois anos desde o início da solicitação.
Depois de ter sido feita a ação, a espera será de um a dois anos até a aprovação.
Via Comune
A via comune é a forma mais rápida de ter o direito à cidadania italiana, dura de três meses a um ano.
Ela pode ser usufruída de maneira individual ou com o auxílio de um assessor, mas por qual motivo?
A via comune é feita na própria Itália e, por isso, você precisa no mínimo saber falar italiano para se manter no país a fim de solicitar o processo.
Sem contar que você precisará encontrar um local para morar, ele será visitado pelas autoridades policiais, necessitará apresentar a documentação e emitir documentos oficiais.
Mesmo podendo ser feito sozinho, o processo de cidadania via comune conta com muitos detalhes que precisam estar todos corretos para não correr o risco de demorar mais para corrigir erros, por isso, contar com uma assessoria pode ser de grande ajuda.
Tempo de espera em cada consulado italiano no Brasil
Como já dito, mesmo seguindo o passo-a-passo para requerer dupla cidadania, a espera em um consulado italiano no Brasil pode variar de 6 a 12 anos, porém, cada um tem um método diferente para atender seus pedidos.
A seguir, o tempo de espera e como funciona o processo de cada um:
Consulado de São Paulo
Em São Paulo, os requerimentos dos anos 2008, 2009 e 2010 estão sendo atendidos.
Consulado de Brasília
Na capital, os requerimentos de 2015 e 2016.
Consulado de Recife
Em Recife, estão sendo atendidos os de 2016 e 2017.
Consulado de Belo Horizonte
O caso de BH é diferente dos anteriores, o consulado não divide as categorias por anos e sim por sobrenomes, assim, famílias de descendência italiana inteiras estão sendo atendidas ao mesmo tempo.
Os pedidos são feitos pela internet via Prenota Online, assim como a entrega de documentos.
É preciso lembrar que o interessado precisa residir em Minas Gerais há pelo menos 2 anos para poder entrar na fila.
Consulado de Curitiba
No caso dos requerimentos de Curitiba, são chamadas 3 mil pessoas por vez. Os números vão mudando a cada chamada, então, é preciso verificar no site do consulado os números que estão sendo designados.
Consulado do Rio de Janeiro
No Rio, segue-se o mesmo processo do consulado de Belo Horizonte, agendamentos feitos pela internet através do Prenota Online.
Consulado de Porto Alegre
Atualmente os pedidos são recebidos através de e-mail. Seu processo é semelhante ao de Curitiba, inclusive, os números de chamada também são atualizados no site do consulado.
Seja auxiliado por uma empresa para lidar com o consulado italiano no Brasil
Como você viu, solicitar a dupla cidadania no consulado italiano no Brasil pode ser vagaroso, mesmo que existam outros métodos.
Contar com a ajuda de profissionais pode garantir a maior agilidade do processo, ainda mais quando se tem dúvidas na comunicação com o consulado italiano no Brasil.
A Rotunno é uma empresa que auxilia em todas as etapas do processo de busca por duplas cidadanias. Ela tem legalidade atestada no Brasil e na Europa, o que torna a caminhada mais fácil e faz com que ofereça preços e serviços diferenciados.
A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em assessoria para soluções imigratórias. Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas sobre cidadania italiana.