Como conseguir o visto L1A para executivos e gerentes?

Vistos Americanos 03/06/2022
Como conseguir o visto L1A para executivos e gerentes? | Rotunno Cidadania

Para viajar para os Estados Unidos da América, além de possuir o passaporte, o próximo passo é ter o Visto americano, que é uma permissão do consulado para que as pessoas possam entrar legalmente no país. Existem vários tipos de visto, e no post de hoje iremos falar sobre o visto L1A e se quais requisitos para tê-lo. Confira!

 

O Visto L1A é destinado para quem?

O L1A é um visto americano de trabalho no qual permite que executivos, gerentes ou funcionários com técnicas especializadas de uma empresa estrangeira possam ser transferidos para os Estados Unidos, em qualquer empresa filiada. No entanto, isso é válido somente para dois cargos específicos: Gerente ou Executivo.

Gerente

Para determinar se você é ou não um gerente, as autoridades de imigração dos EUA podem lhe perguntar as seguintes coisas:

  • No seu cargo, você tem autoridade para contratar e demitir funcionários? Caso sua empresa tenha um diretor de recursos humanos, você pode em seu cargo recomendar pessoas para a posição de diretor de recursos humanos para ser demitido ou contratado?
  • Você é responsável por uma parte especifica da empresa, ou por ela toda? Você tem responsabilidades e direitos significativamente além dos de um funcionário padrão?
  • Você possui o controle sobre funcionários e supervisores de outros cargos na empresa ou apenas uma divisão dentro da empresa?

 

Alguém pode ser gerente de uma parte selecionada dentro da empresa, por exemplo. Mas se esse funcionário supervisiona apenas os serviços diários e se reporta a outro supervisor, ele não pode ser considerado gerente para os fins do visto L1A. Ou seja, existem áreas especificas para atender esse requisito.

 

Executivo

Para executivos que trabalham nos Estados Unidos com um visto L1A, as autoridades de imigração estadunidenses possuem exigências diferentes e você pode se encaixar no cargo de executivo para fins de imigração se responder sim a seguintes perguntas:

  • Você é supervisionado por um conselho de diretores na empresa, ou partes interessadas e ninguém mais?
  • Você está encarregado de criar regras e regulamentos para sua empresa?
  • Você tem o poder de decisão final sobre as questões da empresa, além da diretoria e partes interessadas?

 

Se você não se reportar a diretoria, e as partes interessadas, pode ser que não atenda aos critérios para ser um executivo. Normalmente, as autoridades analisam na imigração a quantidade de supervisão e poder que a pessoa tem na empresa para determinar se é realmente um executivo. Um CEO por exemplo é um executivo, porque o CEO tem mínima supervisão, se reporta somente as partes interessadas e ao conselho de administração.

 

 Requisitos para o Visto L-1A

Os requisitos do visto L-1A são:

  • Deve ser oferecido a você uma transferência ou promoção para uma posição executivo ou gerente.
  • Você deve estar trabalhando em uma empresa que tenha um escritório, filial, afiliada, subsidiária ou matriz nos Estados Unidos.
  • Deve ter trabalhado com a empresa por pelo menos 1 ano dos 3 anos anteriores

 

Como se inscrever no visto L1A?

Para solicitar o visto L1A, você deve seguir essas sete etapas:

 

Etapa 1) Receber uma transferência ou promoção

Como já falamos no post, a promoção ou transferência deve ser para a posição como executivo ou gerente.

 

Etapa 2) Preencher o formulário I-129

O empregador da sua empresa deve enviar o Formulário I-129 como parte de uma petição individual ou petição geral.

 

Etapa 3) Aguarde o empregador pagar todas as taxas de processamento de visto L-14

Por ser um visto de trabalho, ele virá com um número de taxas diferentes. A empresa no qual você trabalha é obrigada a pagar todas essas taxas.

 

Etapa 4) Formulário DS-160

Nessa etapa você realiza a sua parte da documentação do visto L-1A. Você pode enviar o formulário DS-160 para o consulado ou sua embaixada dos EUA local. Você receberá uma página de confirmação e um código de barras após a conclusão do formulário.

 

Etapa 5) Agende sua entrevista na embaixada

Agende a sua entrevista da embaixada com o consulado ou embaixada dos EUA mais próximo a você.

 

Etapa 6) Envie seus documentos

Antes da sua entrevista com o visto L-1A, você deve enviar ou coletar vários documentos comprovando a validade do seu visto L-1A.

 

Etapa 7) Participe da sua entrevista

Sua entrevista será realizada na embaixada ou consulado dos EUA. Chegue no horário. O funcionário fará perguntas para verificar a veracidade de informações e sua função na empresa.

 

Quanto tempo dura o meu visto L1A?

Normalmente o visto L-1ª é concedido por um período de 3 anos, e pode ser prorrogado por mais 2. Você pode solicitar a extensão do visto duas vezes, o que aumentaria sua estadia nos EUA por no máximo 7 anos.

 

Tendo o visto L1A, posso levar dependentes?

Cônjuges, e filhos menores de 21 poderão acompanhar o funcionário L-1 na categoria de visto L-2. O cônjuge poderá obter autorização para trabalhar uma vez que estiver nos EUA e as crianças poderão ficar nos EUA legalmente e estudando como dependente do Aplicante Principal do visto L-1.

 

Como tirar o visto L1A?

Se encaixa nos requisitos para obter o visto L1A e não sabe como começar? Conte a Rotunno!

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter visto estadunidense, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.

Leia também outras notícias

  • Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país

    Leia mais

  • Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas

    Leia mais

  • EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2 | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.