Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país
Leia mais
Para viajar para os Estados Unidos da América, além de possuir o passaporte, o próximo passo é ter o Visto americano, que é uma permissão do consulado para que as pessoas possam entrar legalmente no país. Existem vários tipos de visto, e no post de hoje iremos falar sobre o visto L1A e se quais requisitos para tê-lo. Confira!
O L1A é um visto americano de trabalho no qual permite que executivos, gerentes ou funcionários com técnicas especializadas de uma empresa estrangeira possam ser transferidos para os Estados Unidos, em qualquer empresa filiada. No entanto, isso é válido somente para dois cargos específicos: Gerente ou Executivo.
Para determinar se você é ou não um gerente, as autoridades de imigração dos EUA podem lhe perguntar as seguintes coisas:
Alguém pode ser gerente de uma parte selecionada dentro da empresa, por exemplo. Mas se esse funcionário supervisiona apenas os serviços diários e se reporta a outro supervisor, ele não pode ser considerado gerente para os fins do visto L1A. Ou seja, existem áreas especificas para atender esse requisito.
Para executivos que trabalham nos Estados Unidos com um visto L1A, as autoridades de imigração estadunidenses possuem exigências diferentes e você pode se encaixar no cargo de executivo para fins de imigração se responder sim a seguintes perguntas:
Se você não se reportar a diretoria, e as partes interessadas, pode ser que não atenda aos critérios para ser um executivo. Normalmente, as autoridades analisam na imigração a quantidade de supervisão e poder que a pessoa tem na empresa para determinar se é realmente um executivo. Um CEO por exemplo é um executivo, porque o CEO tem mínima supervisão, se reporta somente as partes interessadas e ao conselho de administração.
Os requisitos do visto L-1A são:
Para solicitar o visto L1A, você deve seguir essas sete etapas:
Como já falamos no post, a promoção ou transferência deve ser para a posição como executivo ou gerente.
O empregador da sua empresa deve enviar o Formulário I-129 como parte de uma petição individual ou petição geral.
Por ser um visto de trabalho, ele virá com um número de taxas diferentes. A empresa no qual você trabalha é obrigada a pagar todas essas taxas.
Nessa etapa você realiza a sua parte da documentação do visto L-1A. Você pode enviar o formulário DS-160 para o consulado ou sua embaixada dos EUA local. Você receberá uma página de confirmação e um código de barras após a conclusão do formulário.
Agende a sua entrevista da embaixada com o consulado ou embaixada dos EUA mais próximo a você.
Antes da sua entrevista com o visto L-1A, você deve enviar ou coletar vários documentos comprovando a validade do seu visto L-1A.
Sua entrevista será realizada na embaixada ou consulado dos EUA. Chegue no horário. O funcionário fará perguntas para verificar a veracidade de informações e sua função na empresa.
Normalmente o visto L-1ª é concedido por um período de 3 anos, e pode ser prorrogado por mais 2. Você pode solicitar a extensão do visto duas vezes, o que aumentaria sua estadia nos EUA por no máximo 7 anos.
Cônjuges, e filhos menores de 21 poderão acompanhar o funcionário L-1 na categoria de visto L-2. O cônjuge poderá obter autorização para trabalhar uma vez que estiver nos EUA e as crianças poderão ficar nos EUA legalmente e estudando como dependente do Aplicante Principal do visto L-1.
Se encaixa nos requisitos para obter o visto L1A e não sabe como começar? Conte a Rotunno!
A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter visto estadunidense, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.