Natal na Itália: Saiba como é comemorado!

Diversos 15/12/2023
Decorações festivais para comemoração do Natal na Itália. | Rotunno Cidadania

A Itália normalmente é lembrada como um destino de verão, mas a verdade é que o Natal lá pode ser tão lindo quanto qualquer época do ano.

 

Festas tradicionais, feiras de Natal, paisagens cobertas por neve e muita (muita mesmo) comida boa é o que você vai encontrar na temporada que começa em dezembro e termina só em janeiro.

 

Então, se você já pensou em passar o Natal na Itália para conhecer as tradições do país e viver uma experiência diferente no velho continente, te apresentamos algumas coisas que você precisa saber sobre essa época do ano.

 

Continue acompanhando e faça uma boa leitura!

 

Índice

 

Como é o Natal na Itália?

Os italianos têm um ditado que diz “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” ou “o Natal com a família e a Páscoa com quem quiser”. O que significa que o país leva as tradições da data bastante a sério.

 

Diferentemente do Brasil, na Itália, não se faz uma ceia na véspera do Natal. O dia 24 é reservado para visitar amigos e familiares queridos, mas sem grandes festas. 

 

No entanto, já no dia 25 é quando tudo acontece. O Natal começa com a Missa do Galo na Basílica de São Pedro, à meia noite. No almoço, as famílias se reúnem numa comemoração que se estende durante toda a tarde e às vezes até a noite. No dia seguinte, ainda se comem os doces de Natal no café da manhã e as sobras da ceia.

 

Assim, para finalizar, os italianos tem uma personagem folclórica que se chama Befana. No dia 6 de janeiro, essa bruxa natalina leva doces para as crianças que se comportaram durante o ano e carvão para aquelas que não se comportaram.

 

Tradição de Natal na Itália

Se de país para país as comemorações mudam, na Itália, as mudanças acontecem de região para região. Conheça agora algumas tradições natalinas ao redor do país. 

 

Culinária

Então, para iniciar, vamos falar sobre a ceia. Mas antes, precisamos falar de uma paixão nacional: os doces natalinos.

 

Os doces de Natal são uma tradição muito forte por toda a Itália. Não à toa eles criaram o panetone, muito conhecido e amado no Brasil. Porém, além do panetone existem outras gostosuras típicas, como os crostoli, que são massas de pastel fritas e crocantes, que levam açúcar e canela por cima.

 

Temos também caneloni, canudos recheados com creme. As zeppole, rosquinhas macias típicas de Roma. Os  strufolli, as bolinhas caramelizadas no mel. E muito mais!

 

Já na ceia, os italianos têm o costume de comer macarrão (óbvio!), com verduras e a carne normalmente é um vitelo ou um peixe. Além disso, por ter uma imensa influência na cultura brasileira, algumas comidas comuns durante o Natal são velhas conhecidas nossas, como a lasanha, por exemplo, seja bolonhesa ou napolitana.

 

Quer conhecer mais sobre a culinária italiana? Confira nosso conteúdo e descubra pratos deliciosos!

 

Festas

Agora, quando o assunto são as festas, existem grandes diferentes daquilo que conhecemos no Natal brasileiro. Para começar, como citamos anteriormente, o dia 24 não costuma ter uma ceia em que esperamos dar meia noite para comemorar o Natal. Esse dia é reservado para visitar amigos ou parentes em outra cidade, fazer um aperitivo e jogar jogos de tabuleiro.

 

Por outro lado, no dia 25 as famílias se reúnem e fazem a refeição de Natal na hora do almoço. O dia 26 é o dia de São Estevão, as famílias se reúnem novamente no almoço para comer o que sobrou do dia anterior.

 

Agora, avançando alguns dias, na data de 6 de janeiro, Dia dos Reis, a tradição italiana acredita que a bruxa Befana sai para distribuir doces para as crianças que se comportaram e carvão para aquelas que não se comportaram.

 

Você já ouviu falar em Ferragosto? Descubra o que essa data representa na Itália!

 

Mercado

Os mercadinhos natalinos e as feiras de Natal são muito comuns na Itália durante as festividades. Lá, podemos encontrar os campiello dei golosi, estandes com delícias culinárias de toda a Itália.

 

Além da comida, os mercados de Natal também contam com apresentações culturais e exposições de presépios, além de acrobatas e malabaristas.

 

Normalmente os mercados abrem em novembro e é comum que continuem até o final de janeiro.

 

Religião

Tudo começa com a missa da meia noite, ou a missa do galo na Brasília de São Pedro, celebrada pelo Papa. 

 

Como a influência do catolicismo na cultura italiano é muito forte, é comum que as pessoas parem para assistir à missa, normalmente transmitida pela televisão.

 

Natal na Itália: Vale a pena?

Dito isso, agora que descobrimos como é o Natal na Itália nos resta perguntar: vale a pena? Depende! As tradições são diferentes, como seria em qualquer país que não fosse o seu, mas existem alguns pontos a serem considerados.

 

Portanto, se você planeja viajar para a Itália nessa época do ano, saiba que vai encontrar tradições típicas europeias, o que vai ser uma experiência diferente. No entanto, as datas do feriado não são boas para fazer passeios turísticos, porque os estabelecimentos comerciais fecham.

 

Mas se você gosta de Natal, com certeza poderá, além do turismo tradicional, viver um pouquinho da data na mágica italiana, ampliando suas noções culturais. Vai ser bem diferente, especialmente pelo clima e pelas tradições.

 

Vista da cidade de Roma ao entardecer durante Natal na Itália.

 

Onde passar?

Porém, se você já decidiu que passará o Natal na Itália, confira as dicas que preparamos para te ajudar a escolher em qual cidade você terá boas festas.

 

Roma

Roma é famosa pelos seus muitos mercados de Natal. Além disso, a cidade fica toda decorada e ainda acontecem shows ao longo de toda a temporada festiva.

 

Além disso, se você for uma pessoa religiosa e tiver interesse em assistir à missa do galo na Basílica de São Pedro, essa será uma oportunidade única em sua vida.

 

Milão

Milão é ótimo para compras em qualquer época do ano, afinal é a capital da moda italiana.

 

Mas, mesmo para quem não gosta de compras, a cidade fica extremamente decorada, até mesmo as vitrines. As lojas se empenham na decoração de Natal, completando o ambiente natalino da cidade.

 

Um verdadeiro show visual!

 

Nápoles

Em Nápoles, a avenida San Gregorio Armeno é famosa pelos seus artesãos, que fazem presépios de todos os tipos nessa época do ano.

 

O Museo Nazionali di San Martino, localizado na cidade, tem um presépio super famoso, do século XIX,  que tem mais de 800 figuras e diversos estilos. Uma união entre arte e fé.

 

Natal italiano para imigrantes

Passará o Natal na Itália, mas não está muito feliz com isso? Saiba que está tudo bem! Lidar com as saudades morando em um novo país pode ser desafiador, afinal, como comemorar o feriado com tantas influências natalinas?

 

Se você estiver com um grupo de imigrantes, junte os amigos e compartilhem tradições natalinas diferentes. Estar em um novo país é sobre se adaptar e construir novas histórias.

 

Agora, se estiver com brasileiros, a recomendação é que vocês incorporem as tradições locais aos costumes próprios, para ter o melhor dos dois mundos. Por exemplo, fazer a ceia no 24, um almoço no 25, mas com um cardápio típico italiano.

 

Porém, se a sua companhia for 100% italiana, se entregue e viva a experiência. Colabore com os preparativos e se sinta parte do país novo.

 

Conclusão

Depois de conhecer algumas tradições natalinas da Itália, temos certeza de que você ficou com, pelo menos, um pouco de vontade de conhecer as festividades no velho continente, não?

 

Então, comece pela Itália e você não vai se arrepender! Um país muito rico culturalmente e as diversas tradições de Natal são um reflexo disso. Cada região possui seus doces e costumes diferentes, de forma que é quase impossível viver o mesmo Natal em lugares diferentes do país.


Ficou com vontade de conhecer a Itália? Acesse o site da Rotunno e saiba como tornar esse desejo realidade!

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.