Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país
Leia mais
A modalidade de visto EB-2 NIW é uma opção para quem deseja morar nos Estados Unidos. Entretanto, para aplicar esse visto americano, é preciso se encaixar em alguns critérios, como: possuir pós-graduação ou equivalente e ter habilidade excepcional nas áreas de Ciências, Artes ou Negócios.
O candidato precisará mostrar, durante o período de aprovação, que pode beneficiar a economia, contribuir com a cultura e promover bem-estar para população. As regras garantem que os EUA receba especialistas com reconhecimento que ajudem a desenvolver o país.
Um projeto de lei recém introduzido pelo senado americano prevê a emissão de 40 mil vistos Eb2-NIW adicionais para médicos e enfermeiros estrangeiros entrarem nos EUA e conquistarem o Green Card.
A grande diferença entre o EB-2 e o EB-2 NIW é que um exige uma oferta de emprego de uma empresa americana (EB-2), enquanto outro (EB-2 NIW) permite que estrangeiros morem nos EUA, sem convite de trabalho, graças ao reconhecimento de habilidades.
Se você quer saber se pode aplicar para o visto EB-2 NIW, continue lendo. Vamos explicar tudo sobre o que é, quais são as exigências, como comprovar e como dar início a solicitação do processo.
O EB-2 National Interest Waiver (NIW) é um dos vistos americanos que possibilita que o estrangeiro se torne residente permanente dos EUA, desde que haja comprovação de que se enquadra em, pelo menos, três dos critérios a seguir:
≡ Graduação ou diploma;
≡ Graduação avançada (Pós-graduação, mestrado ou doutorado)
≡ Dez anos de experiência em tempo integral na profissão;
≡ Licença ou certificação para exercer a profissão;
≡ Salário ou outra remuneração acima da média exercendo tal atividade;
≡ Membro de associações ou outras entidades profissionais;
≡ Reconhecimento por conquistas alcançadas.
A aprovação se estende para os dependentes, cônjuge e filhos menores de 21 anos, que não sejam casados.
Para comprovar as experiências, o candidato pode apresentar alguns dos seguintes documentos:
√ Diploma de bacharelado, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado.
√ Carta de empregadores aturais ou antigos comprovando mais de 10 anos de experiência;
√ Licença para exercer a profissão (CRM, CMV, CRP);
√ Comprovação de salário acima da média;
√ Evidência de reconhecimento por conquistas profissionais (como prêmios, medalhas e reconhecimentos por órgãos competentes);
√ Prova de filiação em associações profissionais que exijam um critério rigoroso para tornar-se membro.
A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise
No visto EB-2, o requerente não pode ser o próprio peticionário. Uma empresa intervém, visando usufruir da mão de obra, de maneira que o Certificado de Trabalho seja conquistado. No EB-2 NIW, o candidato pode apresentar o pedido de imigração sem envolvimento de terceiros, visto que as habilidades podem contribuir significativamente para os EUA, tornando-o de interesse do país.
Veja também: Vale a pena morar nos EUA?
A análise até a aprovação do visto EB-2 NIW é feita pelo Gabinete de Recursos Administrativos do USCIS (AAO). São analisados os seguintes requisitos:
» A habilidade é de importância nacional?
» Tem um bom histórico educacional?
» Como são as experiências profissionais? E os registros de sucesso?
» O candidato, aparentemente, obterá êxito com o surgimento de oportunidades?
» O peticionário conseguiu demonstrar que dispensa a oferta de trabalho? É benéfico para os EUA?
A Business Insider fez um levantamento sobre as profissões mais requisitadas nos EUA até 2026. Estima-se que esses especialistas obtenham mais chances de aprovação:
1- Enfermeiro - +400 mil vagas
2- Desenvolvedor de software - + 250 mil vagas
3- Gerente de Operações - + 200 mil vagas
4- Gerente Financeiro - + 100 mil vagas abertas
5- Contador - + 140 mil vagas
6- Especialista em Marketing/Análise de Mercado - + 130 mil vagas
7- Analista de Gestão - + 95 mil vagas
8 - Gerente Médico - + 70 mil vagas
9- Advogado - + 75 mil vagas
10 Cirurgião/médico especialista - + 50 mil vagas
O processo até a aprovação (ou indeferimento) do visto EB-2 ocorre em um período de 10 a 18 meses. Não existe a possibilidade de adiantar a análise através de pagamento de uma taxa extra.
A única maneira de agilizar o processo é através da contratação de um advogado especialistas em processos imigratórios. Devido a experiência, erros não serão cometidos, o que garante mais assertividade e menor riscos de reprovação.
O primeiro passo para iniciar o processo de requerimento para o EB-2 National é preencher a petição I-140. Com a ajuda de um advogado, será submetida toda a documentação que comprava a habilidade excepcional do estrangeiro. Também será nessa etapa que deverá ocorrer uma demonstração de que o candidato é de interesse dos EUA.
A petição deverá ser aprovada pelo USCIS e enviada para o National Visa Center (NVC). Por lá, acontecerá o processamento do pedido e envio de documentação para o Consulado Americano. Por fim, o candidato deverá comparecer em uma entrevista. Caso a resposta atenda às expectativas, o visto é aprovado.
A Rotunno Imigration Solution & Business é empresa especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica. Se você busca ajuda para preencher a petição ou para entender como comprovar os requisitos listados acima, entre em contato.
Se você tem duvidas, leia também nosso artigo sobre Os principais Tipos de Vistos Americanos.